LÍNGUA PORTUGUESA
Tópico I. Procedimentos de Leitura
Descritores | Descritores |
Localizar informações explícitas em um texto | D1 |
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão | D3 |
Inferir uma informação implícita em um texto | D4 |
Identificar o tema de um texto | D6 |
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato | D14 |
Tópico II. Implicações do Suporte, Gênero e/ou Enunciador na Compreensão do Texto
Descritores | Descritores |
Interpretar texto com auxílio de material gráfico | D5 |
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros | D12 |
Tópico III. Relação entre Textos
Descritores | Descritores |
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido | D20 |
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema | D21 |
Tópico IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto
Descritores | Descritores |
Estabelecer relações entre partes de um texto,identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto | D2 |
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa | D10 |
Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto | D11 |
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto,marcadas por conjunções,advérbios etc. | D15 |
Identificar a tese de um texto . | D7 |
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la | D8 |
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. | D9 |
Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e de Sentido
Descritores | Descritores |
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados | D16 |
Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações | D17 |
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão | D18 |
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. | D19 |
Tópico VI. Variação Linguística
Descritores | Descritores |
Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto | D13 |
MATEMÁTICA
Distribuição dos descritores de Matemática, na 4ª série do Ensino Fundamental
Temas | Descritores |
Espaço e forma | D1, D2, D3, D4, D5 |
Grandezas e medidas | D6,D7,D8,D9,D10,D11,D12 |
Números e operações/álgebra e funções | D13,D14,D15,D16,D17,D18,D19,D20 D21, D22, D23, D24, D25, D26 |
Tratamento da informação | D27, D28 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário