terça-feira, 8 de março de 2011

A Turma da Matemática

Como gosto muito de Matemática, resolvi criar um texto "criativo" que fala, em forma de história, sobre os símbolos matemáticos utilizados no Ensino Fundamental. Este texto foi elaborado para uma atividade em sala de aula, onde os alunos ao lê-lo deve identificar estes símbolos. Ao final deste pequeno texto, coloquei um enigma para descobrirem o último símbolo.

A Turma da Matemática

Na minha turma não jogamos pra perder. somos unidos e sempre trabalhamos juntos. Nosso objetivo é agradar e incentivar a galera que não gosta desta matéria, que às vezes assusta, mas que está sempre presente no nosso cotidiano, ou seja, na nossa vida diária: “a matemática”. O sucesso é nunca desistir, mesmo que as dificuldades existam.

Tenho que me apresentar, sou amigo de todos, sempre faço de tudo para unir forças e amigos, já meu amigo se sente igual a todos, acha que todos são inteligentes e capazes. Entre nós sempre existem diferenças, e outro amigo que nos acompanha é um pouco diferente dos outros.

Ah! Mas quero lhes apresentar um amigo maior que todos, ele consegue se sobressair entre os outros, mas está sempre ajudando os menores que possuem alguma dificuldade. Não podemos esquecer que na matemática a leitura é muito importante, pois todos os desafios precisam ser interpretados.

Existem amigos também que estão sempre surgindo em várias situações ao mesmo tempo e promovem uma interação entre eles, descobrindo coisas em comum. Quando trabalhamos em equipe precisamos distribuir tarefas, multiplicar resultados, somar forças e subtrair as coisas negativas para não repetirmos os erros cometidos.

Tudo que está contido neste texto, leva-nos a incentivar e provar para os alunos, que a matemática não se limita somente a matemática, mas pertence e contém todos os elementos importantes para as outras disciplinas, ou seja, esta é a chave de todo mistério envolvendo esta rica matéria.

Podemos colocar entre parênteses várias situações onde necessitamos usar a matemática, como: (mistérios, gráficos, mapas, jogos, receitas, enigmas, charadas, palavras cruzadas, bulas de remédios, desafios, computadores, estatísticas, fórmulas, comércio, indústria, desenhos, física, química, geometria, etc.). Existem infinitas formas de enquadrar essas situações, e podemos afirmar que a chave desse sucesso está e estará sempre ligada a determinação dos professores e dos nossos alunos.

Para encerramos este texto, lanço uma charada para vocês descobrirem este símbolo que não aparece entre todos os meus amigos da matemática: sou usado para prender roupas e funciono também como gancho, sou amigo da expressão, gosto de ser usado depois dos parênteses e antes das chaves, e às vezes encerro uma citação no texto.

Autora: Clara dos Santos Assad





Nenhum comentário:

Postar um comentário