sábado, 18 de junho de 2011

REDAÇÃO

Ler e escrever exige concentração, encantamento e imaginação. Devemos nos colocar no lugar da criança para poder entender que leitura vai encantá-la e prender sua atenção. Adoro as atividades de redação, onde as crianças, em equipeou individualmente, elaboram ou completam "histórias" emocionantes, divertidas, criativas e interessantes em relação ao "gosto" de cada um. Abaixo dou um exemplo disso, além de aproveitar o trabalho criativo da escrita, também pratica-se a formulação de perguntas e respostas dentro do contexto. Espero que gostem da ideia.

TRABALHO DE REDAÇÃO

· LEIAM O TRECHO INICIAL DA HISTÓRIA, DEPOIS COMPLETE A HISTÓRIA (DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO )AS PALAVRAS DESTACADAS ABAIXO, COLOQUE UM TÍTULO, NÃO TEM LIMITE DE PARÁGRAFOS, NÃO PODE ALTERAR AS PALAVRAS NEM AS EXPRESSÕES.

· DEPOIS DE PRONTA A SUA HISTÓRIA, ELABORE (15) PERGUNTAS ENVOLVENDO: GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA AS OUTRAS EQUIPES RESPONDEREM.

TIRO – PISTOLA – ESCREVERAM UM LIVRO - ESPINGARDAS - FEIJOADA - AÇÃO - SALSICHAS E PÃES – CHÁ – MACARRÃO –– RIO – ONÇA –– MICO - ARARA-AZUL – PICA-PAU - SUSTO – CONTINUARAM A CAMINHAR - RETORNARAM DA VIAGEM - DESCANSARAM PERTO DE UMA CLAREIRA - SAVANA - BELEZA NATURAL – ANOITECER - AMANHECEU - VÁRIOS DIAS - VÁRIAS NOITES - LOBO – ÁGUA.

Dois brasileiros, um italiano, um inglês e um americano, foram à África caçar. Fizeram um acampamento muito organizado, levaram diversos mantimentos em suas mochilas, alguns objetos importantes para uma aventura especial. Dentre eles estavam: canivete, abridor de latas, copos e pratos descartáveis, etc. Estavam ansiosos enquanto montavam as suas barracas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário